IV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA: CIÊNCIA E ARTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.71484Resumo
A Olimpíada Brasileira de Cartografia é uma olimpíada científica de abrangência nacional, voltada para o ensino médio e 9º ano do ensino fundamental e este trabalho teve o objetivo de abordar o seu desenvolvimento, em especial de sua quarta edição, que teve como tema “Ciência e Arte”. A IV OBRAC propôs aos estudantes e professores desafios que envolveram cartografia e cinema e a representação multitemporal de fenômenos geoespaciais, além de abordar questões sobre a evolução da ciência dos mapas. Desde a sua primeira edição, observa-se que as experiências vividas pelas equipes ao longo da competição vão além do conteúdo cartográfico, contribuem para o desenvolvimento da capacidade de debater e tomar decisões em grupo, entorno de um propósito comum e em prol de ações cidadãs, que se estendem após o término do evento. Os resultados obtidos, a partir das atividades desenvolvidas na OBRAC, demonstraram o potencial de estudantes na resolução e participação em questões reais da sociedade e como respondem, de forma positiva, aos desafios que envolvem as geotecnologias e a construção de representações do espaço geográfico como forma de expressão ecomunicação.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2023-01-30
Como Citar
DI MAIO, Angelica Carvalho; SANTOS, Kellen Milene Gomes e; CARVALHO, Marcus Vinícius Alves de. IV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA: CIÊNCIA E ARTE. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 19, n. 1, 2023. DOI: 10.12957/tamoios.2023.71484. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/71484. Acesso em: 2 dez. 2024.
Edição
Seção
OBRAC - Olimpíada Brasileira de Cartografia
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.