ELEMENTOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM NATAL (RN)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.59862

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Estratégias metodológicas, Professores da rede estadual do RN, Natal/RN.

Resumo

O presente artigo é resultado de parte de uma pesquisa de mestrado, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia – Mestrado Profissional (GEOPROF), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele busca apresentar as principais dificuldades relatadas pelos professores de Geografia das escolas públicas da rede estadual de Educação do RN, localizadas em Natal, e suas estratégias metodológicas utilizadas para ensinar Geografia. Os dados foram obtidos por meio da realização de questionários com os professores. Por meio dos quais obtivemos os seguintes resultados: as principais dificuldades apresentadas por esses professores estão atreladas a falta de recursos didáticos específicos para a disciplina de Geografia e as dificuldades de leitura e escrita de muitos alunos. Dentre as principais estratégias metodológicas citadas, a aula expositiva é a de maior destaque, com suporte do livro didático, que por sua vez é a base da seleção dos conteúdos. A avaliação, embora a prova escrita seja utilizada como recurso principal, também é realizada por outros meios como: atividades do livro ou elaboradas pelo professor e trabalhos de pesquisa.

Biografia do Autor

Jane Claudia Cabral Bragelone, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora de Geografia da rede pública de ensino (Estado do Rio Grande do Norte e município de Natal/RN). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Alessandro Dozena, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Associado do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGE-UFRN) e professor do Mestrado Profissional em Geografia (GEOPROF-UFRN).

Eugênia Maria Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2022-07-21

Como Citar

Cabral Bragelone, J. C., Dozena, A., & Dantas, E. M. (2022). ELEMENTOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM NATAL (RN). Revista Tamoios, 18(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.59862

Edição

Seção

Artigos