O TRABALHO DE CAMPO COMO INTERVENÇÃO PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.59281Resumo
A pesquisa e o debate a respeito da Formação do Professor de Geografia e do Estágio Supervisionado têm crescido consideravelmente, sobretudo a partir da década de 1990. O estágio supervisionado na contemporaneidade representa um momento ímpar na formação do docente de Geografia, sendo entendido como um momento de preparação profissional, possibilitando a vivência, a reflexão e a intervenção do licenciando no ambiente escolar. O planejamento e a execução de intervenções educacionais são experiências que incorporam o conjunto de conhecimentos proporcionados pelos estágios, pois os discentes da licenciatura, a partir de uma perspectiva docente, idealizam as intervenções que os mesmos compreendem como significativas para o contexto escolar e educacional. O presente artigo busca contribuir com esta discussão, apresentando casos exemplares de intervenção de estagiários no ambiente escolar, destacando como o trabalho de campo pode ser uma alternativa profícua de intervenção, tanto para contribuir com uma aprendizagem significativa dos conteúdos da Geografia escolar, como para o processo de formação inicial e continuada dos licenciandos e dos professores supervisores.
Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado; Intervenções práticas; Metodologia de ensino; Trabalho de Campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.