PRESENÇA, SILENCIAMENTO E APARECIMENTO POLÍTICO DOS POVOS INDÍGENAS NO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.56263Resumo
Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em fase de conclusão sobre a comunidade indígena Kariri de Poço Dantas-Umari, no município cearense de Crato. Para compreender o contexto sociopolítico desse agrupamento, debrucei-me sobre processos históricos em que os povos indígenas no Ceará se envolveram desde o século XVI até a contemporaneidade. Os quais discuto com ênfase no século XIX, período que considero fundamental para a elaboração de uma ideologia geográfica sobre o Ceará construída com base no discurso de desaparecimento indígena, bem como o aparecimento político protagonizado por estes a partir da década de 1980. Os processos citados não são particulares do Ceará, porém discuto mais diretamente as experiências ocorridas neste estado, utilizando os conceitos de ideologia geográfica e aparecimento político como lentes para compreendê-los.
Palavras-chave: Povos indígenas; Ceará; ideologia geográfica; aparecimento político.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.