POR ENTRE MEMÓRIAS DA VIDA ESCOLAR E ACADÊMICA: A FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA EM QUESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2019.44565Resumo
Este trabalho versa sobre a relação entre as memórias de ensino da vida escolar e acadêmica de licenciandos e professores formadores da licenciatura em Geografia. O distanciamento entre as memórias destes sujeitos (os primeiros atreladas às memórias de escola e os últimos, às memórias de academia) acarreta em uma formação fragilizada no tocante ao “ensinar a ensinar” e/ou “aprender a ensinar”. Assim, geram-se repercussões sobre o ensino de Geografia escolar, o qual tende a manter-se de forma tradicional e reprodutivista, assentado no saber da tradição pedagógica. Ao considerar a formação docente como um processo contínuo e permanente ao longo de uma vida, entende-se que as memórias de ensino escolar atuam na construção de representações sobre a docência e orientam as práticas pedagógicas dos sujeitos. O caminho metodológico adotado consiste em revisão bibliográfica voltada ao ensino de Geografia e à formação docente, além de referenciais do campo da pesquisa (auto)biográfica. Logo, propõe-se que dispositivos formativos como narrativas (auto)biográficas e memoriais sejam inseridos na licenciatura visando provocar a reflexão coletiva entre professores formadores e licenciandos sobre seus percursos formativos e suas memórias de escola com o intento de ressignificar a formação inicial e o ensino de Geografia nas instituições escolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.