A EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO EMANCIPAÇÃO E RESISTÊNCIA: ANÁLISE CRÍTICA DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DISSIDENTES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2019.43388

Abstract

Este artigo se insere no campo da geografia política em interface com o campo da educação. Concentra-se na identificação e na análise de processos que possam evidenciar resistências possíveis engendradas pelo ambientalismo protagonizado pelos movimentos sociais vinculados à militância da educação do campo e da educação ambiental no âmbito do Brasil. Como experiências concretas são consideradas os Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs), as escolas do campo que adotam a metodologia da pedagogia da alternância, as quais estão inseridas no PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária). Recorreu-se a revisão de literatura a partir da consulta as plataformas virtuais Google Acadêmico, Scielo, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Portal de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo, Banco de Teses da Capes, acerca de artigos, livros, teses e dissertações que têm como centralidade a temática da educação do campo, apoiada na pesquisa sobre o PRONERA, assim como a Pedagogia da Alternância. Como resultado, se propõe estabelecer possíveis relações entre os campos sociais apresentados, procurando estabelecer uma análise sintética de experiências educacionais e suas potencialidades para propostas educativas voltadas para o desenvolvimento socioespacial e para a transformação social.

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Author Biographies

Guilherme Gaio Montes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduando do Curso de Geografia, Bolsista IC da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Vicente Paulo dos Santos Pinto, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professor Associado do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Published

2019-12-18

How to Cite

MONTES, Guilherme Gaio; PINTO, Vicente Paulo dos Santos. A EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO EMANCIPAÇÃO E RESISTÊNCIA: ANÁLISE CRÍTICA DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DISSIDENTES. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 15, n. 2, 2019. DOI: 10.12957/tamoios.2019.43388. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/43388. Acesso em: 27 jul. 2025.