TROPEIROS DE PORCOS: A IMPORTÂNCIA DOS PORCADEIROS E DA SUINOCULTURA NA FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL DE PITANGA (PR)
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.25257Resumo
O objetivo central neste artigo é contribuir com o estudo da criação de porcos e dos porcadeiros na formação socioeconômica de Pitanga, no estado do Paraná. Como o tropeirismo é um dos elementos que fizeram parte da formação socioespacial de muitas cidades brasileiras, buscou-se demonstrar as definições desse conceito de acordo com alguns autores, como um primeiro momento do texto. Posteriormente as tropas foram caracterizadas, por meio da alimentação dos porcadeiros, suas vestes, a hierarquia e as diferentes funções existentes entre os integrantes, as dificuldades encontradas ao longo dos caminhos tropeiros, entre outros aspectos. Foram explicados também o modo como era realizado a criação de porcos e as tropeadas para sua comercialização. A metodologia utilizada baseou-se na utilização de referências que tratam do tema, além do trabalho de campo realizado no município de Pitanga, onde foram realizadas entrevistas com pessoas que estiveram vinculadas com a criação de porcos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.