LEBON RÉGIS/SC, DA VIVÊNCIA CABOCLA NO CONTESTADO AO SUFOCAMENTO NA LÓGICA AGRÁRIO-CAPITALISTA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.25152Resumo
O processo de desbravamento, ocupação e povoamento da região Sul do Brasil, deu-se numa particularidade secundária ao formato tradicional das demais regiões colonizadas. Nessa região, o Estado de Santa Catarina surge ainda como território de ocupação posterior aos demais estados sulistas, uma espécie de espaço periférico e “abandonado” entremeio os extremos da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande. Entre os rudimentares povoados surgidos, está a atual Lebon Régis/SC, integrando uma região conhecida como – Contestado –, sendo que esta região é tida como deficitário de uma territorialidade racional e “civilizada” aos olhos das classes dominantes dos séculos XIX e XX. Na segunda década do século XX, a região do Contestado padece em seus domínios uma guerra civil camponesa de proporções extremamente devastadoras, uma revolução que é na realidade o estopim de um choque de classes já vigente há algum tempo. Assim, seus residentes seculares - o caboclo - imbuído em sua fé messiânica, resistiram e lutaram até o seu completo genocídio contra as instituições públicas e privadas, uma fatalidade em que a lei do mais forte (poder e capital) se impôs ao mais fraco (caboclo), uma barbárie por muitos anos legalizada, justificada e legitimada pelo Estado, sendo o foco deste ensaio trazer à tona a realidade dos fatos, oportunizando ao caboclo de Lebon Régis sua expressão identitária de fato.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.