REFLEXÕES DIDÁTICAS SOBRE O CONCEITO DE REGIÃO NA GEOGRAFIA

Autores

  • Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega Doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo- USP

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2015.18137

Resumo

A Geografia e os geógrafos são constantemente acionados para “prestar”esclarecimentos sobre abordagens e definições conceituais da região e a suaaplicabilidade, a regionalização. Sempre que acionados, há uma necessidadede revisão das diversas transformações teóricas e metodológicas que oconceito de região sofreu ao largo das escolas do pensamento geográfico.Posicionando-nos com base em uma perspectiva materialista, histórica edialética, apresentamos as sutilezas e as principais encruzilhadas que oconceito de região participou ao longo da história do pensamento geográficoe consolidamos a perspectiva de que a região e os processos de regionalizaçãoapresentam elementos referenciais que comprovam a centralidade do modode produção na construção de lógicas regionais capazes de revelar assemelhanças e diferenças que particularizam o espaço geográfico, sem comisso revalidar as perspectivas clássicas da Geografia, ou regredirmos parauma definição de uma superestrutura econômica; é preciso perceber asdivergências e simultaneidades que compõe o processo histórico queiluminam os processos regionais do presente.

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Publicado

2015-08-11

Como Citar

DA CUNHA NÓBREGA, Pedro Ricardo. REFLEXÕES DIDÁTICAS SOBRE O CONCEITO DE REGIÃO NA GEOGRAFIA. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 11, n. 1, 2015. DOI: 10.12957/tamoios.2015.18137. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/18137. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos