ENSINO DE GEOGRAFIA: ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2009.1001Resumo
O objetivo do presente texto é debater a metodologia do ensino através de uma concepção de geografia como um discurso sobre o homem e suas práticas espaciais, entrecruzada com uma didática baseada na pedagogiahistórico-crítica.
Dermeval Saviani (1984), a partir da crítica das pedagogias tradicional e de resolução de problemas da escola nova e das teorias críticoreprodutivistas, propõe uma pedagogia histórico-crítica em que o ponto de partida e de chegada seja a problematização da prática social.
Milton Santos (2004) propõe pensar o homem pensando o espaço do homem e Lacoste (1988, p. 24) afirmou que “as práticas espaciais têm um peso ... maior na sociedade e na vida de cada um”, considerando a “impregnação da cultura social por um amontoado de representações espaciais”.
Traduziram-se os cinco passos da pedagogia histórico- crítica no movimento que vai da problematização das práticas e dos saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico (Moreira: 2010). Conhecer a prática social dos estudantes, problematizar seus saberes espaciais e ensinar conteúdos/construir conceitos que questionem sua realidade, é o movimento que se propõe à prática pedagógica, à montagem de um programa anual, à preparação de uma unidade bimestral de conteúdos, ou até mesmo à uma aula.
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Publicado
2009-12-11
Como Citar
COUTO, Marcos Antônio Campos. ENSINO DE GEOGRAFIA: ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 5, n. 2, p. 02–15, 2009. DOI: 10.12957/tamoios.2009.1001. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/1001. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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