A Estética da Ilusão de Górgias de Leontinos
Palavras-chave:
retórica, dialética, palavra, estética, ilusãoResumo
Para o homem grego dos séculos V/IV a. C., delineiam-se duas vertentes, dois caminhos, duas possibilidades de expressão, no combate dialético da ágora ou das academias de ginástica: o discurso retórico sofístico e a retórica filosófica. De um lado, os sofistas (de sophos, sophói, sábios), do outro, Platão, que domina uma retórica, como ele mesmo afirma no diálogo Fedro, capaz de persuadir os próprios deuses. A partir desses pressupostos, a Estética da Ilusão de Górgias se institui como estratégia de resistência da palavra, “máquina de guerra”, na acepção deleuziana: “poderoso soberano que, com um corpo pequeníssimo e completamente invisível, leva a cabo obras sumamente divinas” (Górgias, Elogio de Helena).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.