As imagens de junho de 2013: uma disputa pelo Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2023.83513Palavras-chave:
junho, manifestações, imagens, Brasil, mídiaResumo
O presente artigo busca compreender os eventos de Junho de 2013 a partir de um enfoque específico: o embate político-comunicacional entre o midiativismo e os meios de comunicação corporativos na disputa pelo imaginário da sociedade e pelo controle da narrativa sobre os protestos. De um lado, a Mídia Ninja, entendida aqui como sendo a iniciativa midiativista de maior destaque no contexto das manifestações pela notoriedade alcançada, sua legitimidade entre os manifestantes e entre os próprios meios de comunicação hegemônicos e o nível de desafio que estabeleceu para estes últimos. De outro, os veículos de comunicação mais consumidos e de maior alcance do país, aqui representados por dois dos jornais impressos de maior circulação nacional, O Globo e Estado de S. Paulo. São analisadas quatro fotografias consideradas ilustrativas da maneira como esses veículos conceberam as manifestações a partir de perspectivas não apenas distintas, mas conflitantes. Argumenta-se que Junho de 2013 foi um acontecimento extremamente midiático e visual, no qual as imagens tiveram papel fundamental na sua construção e desenvolvimento, e que o embate mencionado refletiu não apenas um enfrentamento entre modelos distintos de comunicação social, mas também o encontro conflituoso entre formas incongruentes de conceber, narrar e representar a política, a sociedade e a nação.
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