TOPOFILIA E EXPRESSÕES IMAGÉTICAS SOBRE O TURISMO: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DA RASA (ARMAÇÃO DOS BÚZIOS – RJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2023.78926

Palavras-chave:

turismo, topofilia, comunidade quilombola da Rasa, território, photovoice.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar o turismo e a relação afetiva da comunidade quilombola local com o território da Rasa, em Armação dos Búzios (Rio de Janeiro), a partir de fotografias participativas, com foco nas imagens associadas ao território dessa comunidade. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, exploratória, com locus na comunidade da Rasa, selecionada como estudo de caso, tendo sido realizada uma pesquisa participante, com trabalho de campo de inspiração etnográfica e fotografia participativa, prioritariamente, pela técnica photovoice. O estudo revelou que, em detrimento do reconhecimento da atratividade dos locais/elementos fotografados diante das dinâmicas de inclusão/exclusão do turismo em Armação dos Búzios, a narrativa imagética dos participantes-fotógrafos retrata a topofilia da Rasa, na medida em que o critério de seleção das fotografias está relacionado à memória afetiva e à valorização da história social associada aos locais aprazíveis desse território.

 

 

Biografia do Autor

Milena Manhães Rodrigues, Universidade de São Paulo (USP)/Doutoranda em Turismo

Doutoranda em Turismo na Universidade de São Paulo (USP).

Renato de Oliveira dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)/Doutorando em Mudança Social e Participação Política (ProMuSPP)

Doutorando em Mudança Social e Participação Política – ProMuSPP/Universidade de São Paulo (USP). Professor Substituto na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

Yasmin Xavier Guimarães Nasri, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Doutoranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ)

Doutoranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ).  

Sidnei Raimundo, Universidade de São Paulo/Professor Associado

Professor Associado da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2023-09-08

Como Citar

Rodrigues, M. M., Santos, R. de O. dos, Nasri, Y. X. G., & Raimundo, S. (2023). TOPOFILIA E EXPRESSÕES IMAGÉTICAS SOBRE O TURISMO: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DA RASA (ARMAÇÃO DOS BÚZIOS – RJ). (SYN)THESIS, 16(2), 74–96. https://doi.org/10.12957/synthesis.2023.78926

Edição

Seção

Dossiê Turismo, Cultura e Sociedade .