TOPOFILIA E EXPRESSÕES IMAGÉTICAS SOBRE O TURISMO: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DA RASA (ARMAÇÃO DOS BÚZIOS – RJ)
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2023.78926Keywords:
turismo, topofilia, comunidade quilombola da Rasa, território, photovoice.Abstract
Esta pesquisa teve como objetivo investigar o turismo e a relação afetiva da comunidade quilombola local com o território da Rasa, em Armação dos Búzios (Rio de Janeiro), a partir de fotografias participativas, com foco nas imagens associadas ao território dessa comunidade. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, exploratória, com locus na comunidade da Rasa, selecionada como estudo de caso, tendo sido realizada uma pesquisa participante, com trabalho de campo de inspiração etnográfica e fotografia participativa, prioritariamente, pela técnica photovoice. O estudo revelou que, em detrimento do reconhecimento da atratividade dos locais/elementos fotografados diante das dinâmicas de inclusão/exclusão do turismo em Armação dos Búzios, a narrativa imagética dos participantes-fotógrafos retrata a topofilia da Rasa, na medida em que o critério de seleção das fotografias está relacionado à memória afetiva e à valorização da história social associada aos locais aprazíveis desse território.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.