ESTUDO SOBRE TECNOLOGIAS SOCIAIS E TURISMO COMUNITÁRIO: O CASO DA COMUNIDADE COROCA, SANTARÉM, PA
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2023.78925Keywords:
tecnologias sociais, turismo comunitário, populações locais, Comunidade Coroca/PA.Abstract
Este estudo teve como objetivo principal investigar a existência de tecnologias sociais (TS) em iniciativas de turismo protagonizadas por populações locais, analisando o papel da autonomia comunitária na construção de TS. A metodologia teve um caráter exploratório em relação ao tema e foi desenvolvida através de pesquisa bibliográfica sobre as categorias TS, e TS e turismo. Também foram realizadas buscas sobre TS e turismo em bases de dados sobre TS. A pesquisa de campo na Comunidade Coroca (Santarém, PA) integra a metodologia como um caso de Turismo Comunitário no qual se desenvolve TS de forma autônoma. O resultado desse estudo indica que existem duas práticas de TS no turismo brasileiro: a primeira refere-se à ausência de participação da comunidade na concepção da tecnologia, comprometendo a autonomia da população local; a segunda é viabilizada pela própria autonomia comunitária, que é capaz de elaborar soluções para a efetiva transformação social.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Giselle Castro de Assis

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.