ESTUDO SOBRE TECNOLOGIAS SOCIAIS E TURISMO COMUNITÁRIO: O CASO DA COMUNIDADE COROCA, SANTARÉM, PA
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2023.78925Palavras-chave:
tecnologias sociais, turismo comunitário, populações locais, Comunidade Coroca/PA.Resumo
Este estudo teve como objetivo principal investigar a existência de tecnologias sociais (TS) em iniciativas de turismo protagonizadas por populações locais, analisando o papel da autonomia comunitária na construção de TS. A metodologia teve um caráter exploratório em relação ao tema e foi desenvolvida através de pesquisa bibliográfica sobre as categorias TS, e TS e turismo. Também foram realizadas buscas sobre TS e turismo em bases de dados sobre TS. A pesquisa de campo na Comunidade Coroca (Santarém, PA) integra a metodologia como um caso de Turismo Comunitário no qual se desenvolve TS de forma autônoma. O resultado desse estudo indica que existem duas práticas de TS no turismo brasileiro: a primeira refere-se à ausência de participação da comunidade na concepção da tecnologia, comprometendo a autonomia da população local; a segunda é viabilizada pela própria autonomia comunitária, que é capaz de elaborar soluções para a efetiva transformação social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Giselle Castro de Assis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.