REPRESENTAÇÕES E CULTURA NA PRODUÇÃO DOS MATERIAIS PUBLICITÁRIOS E TURÍSTICOS DE VIAGENS A CUBA
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2023.78924Keywords:
Cuba, turismo, cultura, antropologia, imaginário, consumo.Abstract
O presente trabalho se dedica a produzir uma reflexão sobre o papel dos deslocamentos de lazer, e em especial do turismo internacional, na realidade cubana, através das noções de imaginário, consumo, lazer e diferença. Este trabalho, através de uma sociologia/antropologia do lazer, do consumo e do turismo, busca identificar qual é o intuito das representações publicitárias, tanto de agências e órgãos especializados em turismo nos países fora do eixo socialista, como o Brasil, quanto dos órgãos do Estado cubano voltados para o turismo, um turismo de vivência e do campo progressista/socialista. Busca-se, nesta pesquisa, mostrar como ambos produzem estímulos ao fomentar o desejo de visita do turista estrangeiro ao país a partir da difusão de um imaginário de Cuba como uma sociedade singular com forte identidade própria, o que revelaria uma qualidade de autenticidade característica desse país.
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