MEDIAÇÃO E EXPERIÊNCIA TURÍSTICA: BLOGS E INDIVIDUAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE VIAGENS INDEPENDENTES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2023.78919

Keywords:

blogs, narrativas de viagens, individuação, viagens independentes.

Abstract

O argumento principal deste artigo é que os blogs se apresentam como espaço de construção não apenas de uma imaginação sobre a viagem, mas de uma experiência de viagem independente. Inicio por situar o discurso dos blogs dentro de um quadro ético que os caracteriza como mídia alternativa e democrática, erguida com os valores da liberdade e da sinceridade. Em seguida, demonstro como a narrativa de si é acompanhada de um projeto compartilhado de construção e democratização de conhecimentos. Com a aposta na potência do múltiplo e da individuação, os blogs de viagens desafiam os especialistas, apresentando-se como fontes de experiências diretas, que produzem discursos não mediados por interesses de mercado. Finalmente, os guias e agências de viagens são percebidos como instâncias mediadoras da experiência turística, uniformizada em pacotes e narrativas generalistas, em contraposição à caracterização do blog como mídia capaz de reconfigurar o campo das viagens.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Caroline Brito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/Doutoranda em Ciências Sociais

Doutoranda em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Published

2023-09-08

How to Cite

BRITO, Caroline. MEDIAÇÃO E EXPERIÊNCIA TURÍSTICA: BLOGS E INDIVIDUAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE VIAGENS INDEPENDENTES. (SYN)THESIS, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 22–38, 2023. DOI: 10.12957/synthesis.2023.78919. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/78919. Acesso em: 1 may. 2025.

Issue

Section

Dossiê Turismo, Cultura e Sociedade .