MEDIAÇÃO E EXPERIÊNCIA TURÍSTICA: BLOGS E INDIVIDUAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE VIAGENS INDEPENDENTES
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2023.78919Keywords:
blogs, narrativas de viagens, individuação, viagens independentes.Abstract
O argumento principal deste artigo é que os blogs se apresentam como espaço de construção não apenas de uma imaginação sobre a viagem, mas de uma experiência de viagem independente. Inicio por situar o discurso dos blogs dentro de um quadro ético que os caracteriza como mídia alternativa e democrática, erguida com os valores da liberdade e da sinceridade. Em seguida, demonstro como a narrativa de si é acompanhada de um projeto compartilhado de construção e democratização de conhecimentos. Com a aposta na potência do múltiplo e da individuação, os blogs de viagens desafiam os especialistas, apresentando-se como fontes de experiências diretas, que produzem discursos não mediados por interesses de mercado. Finalmente, os guias e agências de viagens são percebidos como instâncias mediadoras da experiência turística, uniformizada em pacotes e narrativas generalistas, em contraposição à caracterização do blog como mídia capaz de reconfigurar o campo das viagens.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.