UM PENSADOR DAPERIFERIA NO CENTRO: A INTERNACIONALIZAÇÃO DA ATIVIDADE ACADÊMICA DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2022.71895Palavras-chave:
pensamento internacional brasileiro, pensamento político brasileiro, Fernando Henrique Cardoso, teoria da dependência, globalização, socialdemocracia, reformas econômicas, política externa brasileira.Resumo
Este artigo trata da construção do pensamento do intelectual e político brasileiro Fernando Henrique Cardoso acerca das relações internacionais. O objeto principal é identificar quais correntes de pensamento influenciaram na trajetória de vida de Cardoso no período compreendido entre a sua formação sociológica na Universidade de São Paulo (USP) e a internacionalização de sua carreira acadêmica, na década de 1970. A questão central é compreender a influência do contexto na formação das ideias sobre o mundo de um dos principais intelectuais e políticos latino-americanos na segunda metade do século XX. Da formação universitária na USP até o exílio no Chile e da resistência ao regime militar por meio da criação do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) até a candidatura ao Senado em 1978, o pensamento de Cardoso sobre a inserção do Brasil no mundo se inseriu no debate intelectual e político brasileiro e latino-americano desde a década de 1950, tratando de temas como capitalismo, escravidão, desenvolvimento, dependência, autoritarismo, redemocratização, globalização e reformas econômicas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.