AS RELAÇÕES BRASIL-ÁFRICA NO SÉCULO XIX: POR UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INCLUDENTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2022.70868Keywords:
África, política externa brasileira, Império do Brasil, André Rebouças.Abstract
Este trabalho analisa as relações entre o Brasil e o continente africano ao longo do século XIX. No ano da celebração do Bicentenário da Independência do Brasil, o artigo propõe à comunidade de pesquisadores de Relações Internacionais uma revisão bibliográfica includente, capaz de lançar luz sobre cerca de cem anos da história da política externa brasileira (PEB). Mais ainda, quer inspirar reflexão oportuna – e novas pesquisas – acerca do apagamento da África dos registros sobre a PEB, bem como dos possíveis efeitos, para a diplomacia brasileira contemporânea, do que se constata ser o confinamento do continente africano e das relações Brasil-África quase que exclusivamente à história da escravidão.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.