SUICÍDIO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2022.69291Palavras-chave:
suicídio, gênero, estudos ecológicos, pandemia, infecção pelo Coronavírus.Resumo
Em contextos de crise, os fatores de risco para o suicídio são exacerbados na população, entre eles, o aumento nas dificuldades para atender aos papéis tradicionais de gênero. O objetivo do estudo é avaliar a tendência de suicídios no Rio Grande do Norte (RN) entre 2011 e 2020, buscando dialogar com a perspectiva de gênero bem como lançar luz sobre as possíveis implicações da pandemia de COVID-19 para os suicídios no estado. Os dados utilizados são do Observatório da Violência da UFRN (OBVIO). A tendência temporal foi avaliada com modelos de regressão binomial negativa. Observou-se tendência ascendente para ambos os sexos, com maior crescimento para as mulheres (RR homens=1,05, p=0001; RR mulheres RR=1,07, p=0001). As maiores taxas de mortalidade por suicídio ocorreram em 2020 (homens=13,17 por 100 mil; mulheres = 3,29 por 100 mil), evidenciando os efeitos da pandemia da COVID-19 e da crise socioeconômica associada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.