A “GUERRA” DE 22: E ASSIM SE PASSARAM CEM ANOS (1922-2022)

Autores

  • Marly Motta Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ)/Professora associada do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC)

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2021.65829

Palavras-chave:

Modernidade, Geração de 22, Tenentismo, Guerra cultural

Resumo

O centenário da independência em 1922 foi comemorado em meio a uma conjuntura marcada por “guerras” nos mais variados setores da sociedade brasileira. A proposta deste texto é analisar essas disputas que tiveram como pano de fundo a busca por uma nova nação sintonizada com as transformações do século XX. O que eu chamo de guerra cultural entre Rio de Janeiro e São Paulo teve como objetivo a conquista do papel de “farol” a guiar o que deveria ser este Brasil moderno. Essa disputa entre as duas maiores cidades do país rebateu no âmbito econômico, e colocou em xeque a tradicional supremacia industrial do então Distrito Federal (Rio de Janeiro) diante do crescimento acelerado da industrialização de São Paulo, considerada a “locomotiva do progresso”. No cenário político, as eleições presidenciais de março de 1922 fugiram ao padrão tradicional de “rivalidade limitada”, e incorporaram, ao jogo eleitoral, novos atores – as “massas urbanas” das grandes cidades e os militares, os ditos “tenentes” – que passaram a ameaçar esse padrão instalado desde Campos Sales. O centenário da independência acabou sendo celebrado em um cenário repressivo, onde as liberdades públicas, inclusive a liberdade da imprensa, foram restringidas por meio do estado de sítio imposto pelo então presidente Epitácio Pessoa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marly Motta, Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ)/Professora associada do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC)

Doutorado em História (UFF). Professora associada do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ).

Downloads

Publicado

2022-03-09

Como Citar

MOTTA, Marly. A “GUERRA” DE 22: E ASSIM SE PASSARAM CEM ANOS (1922-2022). (SYN)THESIS, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 6–16, 2022. DOI: 10.12957/synthesis.2021.65829. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/65829. Acesso em: 21 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos