A GLOBALIZAÇÃO E O FUTEBOL: O PROCESSO DA ACENTUAÇÃO DE DESIGUALDADE

Autores

  • Juliano Oliveira Pizarro Universidade Federal de Santa Catarina - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas com período Sanduíche na Universidade de Aveiro (Portugal)/Doutorando https://orcid.org/0000-0002-5510-1867

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2021.63708

Palavras-chave:

Globalização, Futebol, Desigualdade, Havelange, Lei Bosman, Novos mercados

Resumo

Ao longo do século XX, o futebol passou por diversas transformações, mas foi crescendo, principalmente com a expansão da Federação Internacional de Futebol (FIFA) na gestão do brasileiro João Havelange, tendo historicamente duas grandes forças: Europa e América do Sul. Com a globalização, porém, ocorreu o processo da acentuação de desigualdade, causado por diversos aspectos, como a transnacionalização, cotas televisivas, empresalização de clubes e, principalmente, a Lei Bosman, com a livre circulação de jogadores e livre circulação do capital no futebol. A pesquisa baseia-se em fontes bibliográficas, documentais, sites e pesquisas já realizadas sobre o objeto. Os procedimentos metodológicos que norteiam o presente trabalho são de caráter exploratório-descritivo. Nesta perspectiva, este artigo tem o intuito de identificar como ocorre a concentração do capital dentro do futebol e como se acentuaram as desigualdades competitivas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Oliveira Pizarro, Universidade Federal de Santa Catarina - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas com período Sanduíche na Universidade de Aveiro (Portugal)/Doutorando

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina com período de Doutorado Sanduíche na Universidade de Aveiro (Portugal). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Especialista em Treinamento Desportivo e em Gestão e Organização do Esporte pela Uniasselvi. Graduado em Educação Física Licenciatura pelo Centro Universitário Claretiano. Bacharel em Direito (UFPEL).

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

PIZARRO, Juliano Oliveira. A GLOBALIZAÇÃO E O FUTEBOL: O PROCESSO DA ACENTUAÇÃO DE DESIGUALDADE. (SYN)THESIS, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 39–59, 2021. DOI: 10.12957/synthesis.2021.63708. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/63708. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Esporte, Cultura e Sociedade: Resistências e reificações sob o prisma das ciências humanas e sociais