SECA E DOENÇAS EM TERESINA: A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA E A ASSISTÊNCIA MÉDICA AOS POBRES NA CIDADE (1877-1915)
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2020.62470Palavras-chave:
Seca, Doenças, Assistência, TeresinaResumo
Este artigo tem o objetivo de analisar as formas de assistência aos doentes pobres em Teresina no período que compreende as secas de 1877 à 1915. As estiagens do final do século XIX e início do século XX provocaram ações da elite local, que foram combinadas à gestão do Estado na época, a fim de conter os problemas gerados pelo flagelo. A acentuação da pobreza urbana, assim como as doenças que acometiam as camadas mais pobres da população motivaram algumas ações públicas disciplinantes na urbe. Neste sentido, a análise documental está centrada em jornais que circularam no período, relatórios de governo e livros do hospital Santa Casa de Misericórdia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.