INSTRUIR PARA A PREVENÇÃO É ATUAR COM CAUTELA: A PUERICULTURA NO PIAUÍ DURANTE AS DÉCADAS DE 1930 E 1940
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2020.62469Palavras-chave:
História, Assistência à saúde, Puericultura, Mães, CriançasResumo
O artigo tem o objetivo de analisar as iniciativas de puericultura que eram realizadas nas escolas e estabelecimentos de saúde para a orientação de mulheres no cuidado com as crianças no Piauí nos anos 1930 e 1940. A preocupação com a saúde infantil adquiriu caráter mais efetivo a partir de ações variadas de saúde por meio dos procedimentos de puericultura, que objetivava a promoção do desenvolvimento infantil saudável com caráter preventivo. Para a análise foram utilizadas como fontes a legislação, jornais e revistas médicas, além da bibliografia específica. Com a realização da pesquisa, observou-se que as iniciativas baseadas na puericultura eram direcionadas para orientar a atividade materna, estando vinculadas a um ideário que defendia a proteção da saúde infantil como assunto de relevância nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.