ALCOOLISMO E POBREZA EM “ENSAIO SOBRE A CRIMINALIDADE DA MULHER NO BRASIL”
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2020.62466Palavras-chave:
Alcoolismo, Medicina criminal, Mulheres, Nise da Silveira, PobrezaResumo
O objetivo central deste artigo é analisar as inter-relações estabelecidas por Nise da Silveira, em sua tese, acerca da criminalidade da mulher com o alcoolismo e a pobreza. Para tal empreendimento de pesquisa, mobilizaremos os principais argumentos e autores acionados pela médica no tratamento do tema da criminalidade, colocando em relevo suas concepções sobre fatores individuais e sociológicos. Veremos brevemente a divulgação de seus resultados por meio de uma de suas participações na imprensa, a fim de melhor percebermos seu engajamento no debate público sobre o que era ser mulher ou mulher criminosa no Brasil da década de 20 do século passado. Desejamos com este artigo contribuir com as investigações que analisaram o início do percurso formativo de Nise da Silveira e suas percepções sobre a criminalidade da mulher brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.