OS DESAFIOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL FRENTE À JUDICIALIZAÇÃO DO ENVELHECER: UM OLHAR DOS PROFISSIONAIS DO CREAS DE RESENDE-RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2019.60431Palavras-chave:
Idosos, Poder Judiciário, Assistência Social, AcolhimentoResumo
O presente artigo é fruto de reflexões ocorridas a partir do trabalho realizado por profissionais do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) no município de Resende - RJ. O objetivo é fomentar a discussão entre profissionais a respeito das demandas que chegam diariamente na Assistência Social a partir de determinações judiciais para o acolhimento de idosos, que geram, muitas vezes, novas violações de direitos ao serem encaminhados para Instituição de Longa Permanência para Idoso (ILPI). Visando melhor compreensão, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a análise feita a partir de dados de cunho quantitativo, levantados pela Vigilância Socioassistencial do município de Resende-RJ, entre os meses de Janeiro de 2018 e Julho de 2019, que apontam para um aumento considerável de tal demanda nos serviços de assistência social. O resultado destes números é alarmante, não só pela violação de direitos sofrida, mas também pela limitação da quantidade de vagas disponíveis nas instituições.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.