OS DESAFIOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL FRENTE À JUDICIALIZAÇÃO DO ENVELHECER: UM OLHAR DOS PROFISSIONAIS DO CREAS DE RESENDE-RJ

Autores

  • Andreza de Souza Gomes CREAS Resende-RJ/Assistente Social
  • Darléa Fidelis Sant´Anna CREAS Resende-RJ/Assistente Social
  • Doris Andrade Mello CREAS-Resende-RJ/Psicóloga

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2019.60431

Palavras-chave:

Idosos, Poder Judiciário, Assistência Social, Acolhimento

Resumo

O presente artigo é fruto de reflexões ocorridas a partir do trabalho realizado por profissionais do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) no município de Resende - RJ. O objetivo é fomentar a discussão entre profissionais a respeito das demandas que chegam diariamente na Assistência Social a partir de determinações judiciais para o acolhimento de idosos, que geram, muitas vezes, novas violações de direitos ao serem encaminhados para Instituição de Longa Permanência para Idoso (ILPI). Visando melhor compreensão, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a análise feita a partir de dados de cunho quantitativo, levantados pela Vigilância Socioassistencial do município de Resende-RJ, entre os meses de Janeiro de 2018 e Julho de 2019, que apontam para um aumento considerável de tal demanda nos serviços de assistência social. O resultado destes números é alarmante, não só pela violação de direitos sofrida, mas também pela limitação da quantidade de vagas disponíveis nas instituições.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza de Souza Gomes, CREAS Resende-RJ/Assistente Social

Assistente Social do CREAS Resende. Graduada pela Universidade Estácio de Sá em Resende-RJ, Pós-Graduação em Direito da Criança, Adolescente e Idoso pela Faculdade Cândido Mendes (Cursando). 

Darléa Fidelis Sant´Anna, CREAS Resende-RJ/Assistente Social

Assistente Social do. Graduada na UNISUAM, Pós-Graduada em Terapia de Família pela Universidade Cândido Mendes-Niterói/RJ. 

Doris Andrade Mello, CREAS-Resende-RJ/Psicóloga

Psicóloga do CREAS-Resende. Graduada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Pós-Graduada em Saúde mental e Atenção Psicossocial – Universidade Estácio de Sá – Resende/RJ.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

GOMES, Andreza de Souza; SANT´ANNA, Darléa Fidelis; MELLO, Doris Andrade. OS DESAFIOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL FRENTE À JUDICIALIZAÇÃO DO ENVELHECER: UM OLHAR DOS PROFISSIONAIS DO CREAS DE RESENDE-RJ. (SYN)THESIS, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 110–117, 2021. DOI: 10.12957/synthesis.2019.60431. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/60431. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos