IMPLANTAÇÃO DA VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL NO MUNICÍPIO DE RESENDE: FORTALECIMENTO DO DIAGNÓSTICO SOCIOTERRITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2019.60411Palavras-chave:
Vigilância socioassistencial, Implantação, Assistência Social, Diagnóstico socioterritorialResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de implantação da Vigilância Socioassistencial no município de Resende. Esse processo iniciou-se a partir da criação participativa de um sistema de indicadores quantitativos e qualitativos territorializados sobre a população socialmente vulnerável, para orientar a atuação da política de assistência social e fortalecer o vínculo da equipe com a produção de informações e com o público-alvo. Antes da construção participativa de indicadores da vigilância, havia a coleta de dados dos equipamentos, mas o preenchimento dos dados, diante de relatos de funcionários, não era fidedigno. Os profissionais não tinham o conhecimento de sua importância, objetivos e resultados através de diagnósticos. Sendo assim, suas informações tornavam-se insuficientes. A implantação da Vigilância Socioassistencial no Município de Resende de forma participativa proporcionou o fortalecimento da equipe profissional, a realização do levantamento minucioso e fidedigno de informações e, por sua vez, potencializou a atuação da Assistência Social, adequando as necessidades e a oferta de serviços para populações vulneráveis em seus territórios.
Palavras-chave:
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.