USOS ETNOGRÁFICOS DA SOCIOLOGIA DE GOFFMAN ARTICULADOS À SOCIOLOGIA PRAGMÁTICA FRANCESA
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2019.60409Palavras-chave:
Gramáticas, Controvérsias, Goffman, FachadasResumo
Este artigo expõe uma articulação entre a sociologia pragmática americana, na figura de Erwin Goffman, e a sociologia pragmática francesa contemporânea, a partir dos trabalhos de Laurent Thévenot e Luc Boltanski. Algumas dificuldades de apropriação desta bibliografia, mesmo quando o uso analítico das gramáticas e controvérsias parece contribuir de maneira evidente para a socialização internacional do pesquisador, são trabalhadas no presente trabalho através da construção teórico-analítica e metodológica da tese de doutorado da autora. Trata-se do encontro entre expressões de moralidades operantes na sociedade brasileira, colocadas sob descrição através da trajetória de alunos-policiais no curso Tecnólogo em Segurança Pública e Social e de discursos de ódio em grupos fechados do Facebook.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.