“SEMPRE É BOM RECORDAR QUE NÃO SE DEVE TOMAR OS OUTROS POR IDIOTAS”: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA PROPOSTA TEÓRICA DE MICHEL DE CERTEAU PARA ANÁLISE DAS PRÁTICAS SOCIAIS COTIDIANAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2019.60180Palavras-chave:
Práticas sociais cotidianas, Tática, Michel de Certeau, Teoria da prática e Escola de ChicagoResumo
Originalmente publicada em 1980, A Invenção do Cotidiano apresenta a importante proposta teórica de Michel de Certeau para a análise das práticas sociais cotidianas. O presente artigo tem como objetivo analisar as proposições teóricas sobre as “artes de fazer” elaboradas por Certeau, destacando o conceito de tática, central em sua análise. Tal teoria foi submetida ao teste da empiria por uma equipe de colaboradores do autor e o presente artigo irá apresentar a análise por eles feita das práticas de apropriação do espaço urbano através das trajetórias de uma família em um bairro de Lião, na França. Por fim, o artigo buscará refletir sobre as divergências e aproximações entre a proposta de Certeau e a de autores de tradições distintas que se dedicaram a pensar as práticas sociais como, por exemplo, Pierre Bourdieu e Erving Goffman.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.