A PROSTITUIÇÃO FEMININA NA AVENIDA W3 NORTE EM BRASÍLIA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO CONCEITO FOUCAULTIANO DE DISPOSITIVO
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2019.58546Palavras-chave:
Michel Foucault, Dispositivo, Prostituição feminina, BrasíliaResumo
O presente artigo baseia-se em etnografia realizada em uma das mais importantes avenidas de Brasília, a chamada W3 Norte que, entre tantos usos, é conhecida como um dos palcos da prostituição feminina de rua exercida na capital do país. A pesquisa baseia-se, conceitualmente, na proposta foucaultiana de dispositivo, explorada nessa comunicação para refletir sobre a imbricada relação entre a cidade de Brasília, seus contornos arquitetônicos e a apropriação de seus espaços pela prostituição feminina. Ao final, foi possível indicar traços para um dispositivo da prostituição feminina no referido espaço, caracterizado pelo intenso tráfego de veículos, pela separação espacial das atividades, pela cristalização de representações morais, religiosas, médicas, jurídicas e sociais sobre a prostituição feminina, pela objetivação das relações pessoais, discrição, anonimato, praticidade e agilidade da atividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.