A FORMAÇÃO DO SUJEITO POLÍTICO A PARTIR DAS REDES PESSOAIS: ESTRATÉGICAS DE INFORMAÇÃO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SÃO BENEDITO NO NORTE FLUMINENSE

Autores

  • Fernanda Sabino Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)/Doutora em Sociologia Política

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2018.55912

Palavras-chave:

Sujeito político, Quilombola, Redes, Agentes externos, Movimentos sociais

Resumo

Esse artigo tem por objetivo analisar o processo de formação do sujeito político coletivo na comunidade quilombola de São Benedito a partir de sua interação com agentes externos. Nesse processo articulatório, é importante levar em consideração a rede que se forma envolvendo esses atores. Busca-se compreender que papéis desempenham tais atores, cabendo saber como se articulam numa rede que reconfigura o território, a partir do momento em que membros de uma comunidade quilombola, localizada numa cidade pequena, ligam-se a agentes externos, cujas práticas e ações ocorrem em diferentes cidades.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Sabino, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)/Doutora em Sociologia Política

Doutora em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Downloads

Publicado

2020-11-10

Como Citar

SABINO, Fernanda. A FORMAÇÃO DO SUJEITO POLÍTICO A PARTIR DAS REDES PESSOAIS: ESTRATÉGICAS DE INFORMAÇÃO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SÃO BENEDITO NO NORTE FLUMINENSE. (SYN)THESIS, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 49–64, 2020. DOI: 10.12957/synthesis.2018.55912. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/55912. Acesso em: 26 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos