CIDADES POLARIZADAS E CIDADANIAS FRAGMENTADAS: REPENSANDO A PARTICIPAÇÃO E OPORTUNIDADES POLÍTICAS NOS ESPAÇOS URBANOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2018.55911Palavras-chave:
Cidadania, Cidades, ParticipaçãoResumo
Esse artigo tem como objetivo contribuir na reflexão sobre o desigual processo de urbanização nas cidades brasileiras, bem como analisar a precariedade do Estado na garantia de direitos sociais que legitimam o processo da cidadania nos espaços públicos. Considera-se a dicotomia dos processos participativos urbanos, pois ora temos políticas institucionais que garantem direitos e fomentam interesses coletivos, ora temos contradições e correlações de força que vulnerabilizam os atores envolvidos e a garantia de direitos. Destaca-se que não basta estarmos atentos apenas às técnicas e procedimentos dessas políticas institucionais, mas deve-se considerar e analisar suas articulações nos processos participativos: Conselho Gestor de Políticas Públicas e Plano Diretor, que reflitam sobre o papel da ação coletiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.