PSICOLOGIA INTERCULTURAL: UM ESTUDO COMPARATIVO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O BEM-ESTAR DO ESTADO MULTICULTURAL

Authors

  • Danielle Lourenço Oliveira Universidade Presbiteriana Mackenzie/ Graduada em Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2017.48935

Keywords:

Aculturação, Integração, Psicologia intercultural, Multiculturalismo

Abstract

Os migrantes aculturam-se à sociedade maior; aqueles que representam a cultura receptora muitas vezes dão a tônica da aculturação. Observando esse fenômeno, esta pesquisa, por meio de análise documental, compara políticas públicas para a integração de imigrantes no Canadá e no Brasil, mais especificamente, na cidade de São Paulo, dentro da psicologia intercultural. Para os psicólogos interculturais, a integração, processo no qual os grupos mantêm suas heranças culturais dentro do que desejam e também mudam a forma de acomodarem-se às necessidades de outros grupos, é a aculturação mais bem-sucedida. O que se verifica é que não há um fomento para uma ideologia multicultural no Brasil, como no Canadá. A sociedade dominante precisa ser mais aberta e inclusiva em sua orientação para a diversidade cultural; contudo há avanços, principalmente em São Paulo, nas políticas para a manutenção e compartilhamento de traços culturais ao mesmo tempo em que os migrantes participam da sociedade maior.

 

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

OLIVEIRA, Danielle Lourenço. PSICOLOGIA INTERCULTURAL: UM ESTUDO COMPARATIVO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O BEM-ESTAR DO ESTADO MULTICULTURAL. (SYN)THESIS, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 63–74, 2020. DOI: 10.12957/synthesis.2017.48935. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/48935. Acesso em: 1 may. 2025.