REDISTRIBUIÇÃO OU RECONHECIMENTO? O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CAMPUS CAMPOS CENTRO DO IFF SOBRE A POLÍTICA DE COTAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2017.47146Palavras-chave:
Política de cotas, Ensino Médio Integrado, Racismo, IFFResumo
Este artigo analisa o ponto de vista dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio Integrado dos cursos de Edificações e Mecânica do campus Campos Centro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), sobre a política de cotas fruto da Lei n° 12.711, que reserva 50% das vagas nas universidades públicas e institutos federais de educação para pessoas oriundas de escola pública e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Através da exposição das opiniões contrárias e a favor da política afirmativa, defenderemos que existe um desconhecimento da relação intrínseca entre racismo e desigualdade de classe, que termina fazendo com que a dimensão reconhecitiva seja desconsiderada como elemento central no Brasil. Assim, o “mito da democracia racial” e da sociedade sem racismo continua a ser reproduzido de forma naturalizada pelas novas gerações, evidenciando a necessidade de combatê-lo nas primeiras séries da vida escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.