O “SONHO GRANDE” DE LEMANN E O DESPRESTÍGIO DA UNIVERSIDADE E CIÊNCIA BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2017.47145Palavras-chave:
Universidade, Lemann, Colonialismo mentalResumo
O artigo analisa os efeitos da influência de agentes do terceiro setor ligados a empresas globais no desenho e implementação de políticas para a educação no Brasil, tomando como objeto principal o efeito colateral do desprestígio da universidade pública brasileira. Para atingir esse objetivo, focamos na atuação do investidor Jorge Paulo Lemann, principalmente através da análise dos primeiros 15 anos de atuação da Fundação Lemann, investigando a visão dela sobre a universidade e o conhecimento científico legítimo para ser mobilizado na reforma da educação brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.