TRANSMASCULINIDADES: O DIREITO À IDENTIDADE DE GÊNERO ANULA O DIREITO AO TRABALHO?
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2016.42321Palavras-chave:
Relações de Trabalho, Transmasculinidade, Transexualidade, Diversidade de Gênero.Resumo
O artigo tem como objetivo refletir acerca das condições de inserção e permanência de homens transexuais no mercado de trabalho. As trajetórias de trabalho analisadas demonstram que inúmeras são as situações de violações dos direitos mais elementares vivenciadas por homens trans no acesso do direito ao trabalho, o que evidencia que o mundo do trabalho não é alheio às relações sociais pautadas na cisnormatividade e na heteronormatividade, pelo contrário, é uma esfera que atua na (re) produção das relações de opressão. A condição de trabalhador trans impacta diretamente nas condições de sobrevivência material e também subjetiva desses sujeitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.