O lugar dos homens no Programa Bolsa Família: desafios e percepções para a inclusão

Autores

  • Daniel de Souza Campos Doutorando do programa de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador colaborador do IFF/Fiocruz.

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2016.42253

Palavras-chave:

Homens, Masculinidades, Gênero, Proteção Social, Bolsa Família.

Resumo

Tomando como objeto de análise a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), o artigo busca problematizar o lugar dos homens na política de proteção social brasileira, a partir dos seguintes eixos de discussão: relações de gênero, masculinidades e proteção social. Destaca-se a reflexão sobre o acesso dos homens ao Programa Bolsa Família, visto que o seu foco reside na díade mãe-filhos e o não reconhecimento dos homens como possíveis sujeitos de direitos. Conclui-se que pensar os homens como sujeito da/na política de proteção social se constitui um desafio, sendo estratégico enfrentar a sua (in)visibilidade no acesso a este e outros programas da PNAS.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel de Souza Campos, Doutorando do programa de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador colaborador do IFF/Fiocruz.

Assistente Social. Mestre em Ciências pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). 

Downloads

Publicado

2019-05-06

Como Citar

CAMPOS, Daniel de Souza. O lugar dos homens no Programa Bolsa Família: desafios e percepções para a inclusão. (SYN)THESIS, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 41–50, 2019. DOI: 10.12957/synthesis.2016.42253. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/42253. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos