IMPACTOS AMBIENTAIS E ECONÔMICOS DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS PLUG-IN: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2015.30472Palavras-chave:
Veículos elétricos, Efeito estufa, Emissões, Avaliação econômica, Economia ambientalResumo
Este artigo apresenta uma breve revisão da literatura acerca dos custos e benefícios de veículos elétricos e veículos híbridos do tipo plug-in (PHEV), com ênfase em seus benefícios em termos de redução da emissão de gases de estufa e gases nocivos à saúde humana. Conclui-se que os veículos híbridos, ainda que tenham de superar barreiras tecnológicas e culturais, apresentam um grande potencial de elevar não apenas a eficiência energética do setor de transporte, mas também contribuir para aumentar a eficiência e reduzir os custos relacionados à produção de energia elétrica. Esses veículos podem servir de ponte entre os veículos convencionais e os elétricos, quando os desenvolvimentos tecnológicos, notadamente relativos ao custo e à eficiência das baterias permitirem a adoção generalizada de veículos elétricos. Todavia, é importante notar que o aproveitamento pleno do potencial de economia e de redução de emissão de poluentes está condicionado à implantação das chamadas smart grids e, mais importante, de como se configura a produção marginal de energia elétrica na região e no período considerados.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.