MEDIDAS DE RISCO PARA PROJETOS DE INVESTIMENTO EM ATIVOS REAIS

Autores

  • Paulo Henrique Soto Costa Professor Associado da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2015.30469

Palavras-chave:

Risco corporativo, VaR, Perda esperada, Distribuição de VPL

Resumo

O Valor em Risco (VaR) é uma medida de risco criada para posições em ativos financeiros, que pode facilmente ser usada para medir risco corporativo numa abordagem de curto prazo. Este trabalho discute o uso do VaR e de outras medidas de risco para quantificar o risco de investimentos de longo prazo em ativos reais, tema importante, mas pouco abordado na literatura. A decisão de investimento da firma deve levar em conta não apenas o retorno esperado, mas também os riscos envolvidos: daí vem a importância de uma correta quantificação destes riscos. O trabalho compara duas maneiras alternativas para computar as medidas de risco: a partir das distribuições de Valor Presente Líquido (VPL) calculadas com a taxa adequada ao risco do projeto e com a taxa livre de risco. São usados como exemplo projetos fictícios, e conclui-se pela necessidade de empregar a taxa livre de risco para computar a distribuição de VPL. Mostra-se que a distribuição de VPL obtida com a taxa adequada ao risco do projeto – frequentemente usada em estudos de viabilidade econômica – pode levar a medidas de risco incorretas e, consequentemente, a decisões incorretas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

COSTA, Paulo Henrique Soto. MEDIDAS DE RISCO PARA PROJETOS DE INVESTIMENTO EM ATIVOS REAIS. (SYN)THESIS, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 33–43, 2018. DOI: 10.12957/synthesis.2015.30469. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/30469. Acesso em: 8 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos