A FILOSOFIA MORAL NA ECONOMIA POLÍTICA CLÁSSICA: O PENSAMENTO DE ADAM SMITH
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2015.25834Palavras-chave:
Filosofia Moral, Economia Política Clássica, Adam SmithResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a fundamentação moral que pavimentou o surgimento da Economia Política Clássica, aqui analisada através da obra de Adam Smith. Para tanto, serão discutidos o contexto histórico e filosófico em que o pensamento econômico clássico é edificado, bem como a oposição entre duas visões filosóficas antagônicas – o egoísmo moral e o bem moral – as quais pavimentaram o pensamento ocidental e a constituição da obra de Adam Smith. Por fim, pretende-se mostrar que Smith, através de Teoria dos Sentimentos Morais e A Riqueza das Nações, conecta essas duas perspectivas em uma mediação capaz de articular o pensamento econômico à dimensão ética e ao desenvolvimento histórico do capitalismo.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.