TRANSFORMAÇÕES NA ECONOMIA BRASILEIRA A PARTIR DOS ANOS 90 COMÉRCIO BILATERAL COM A ARGENTINA 1991/2011
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2015.25833Keywords:
Comércio Brasil-Argentina, Balança Comercial, MercosulAbstract
As últimas décadas do século passado foram marcadas internacionalmente pelo aprofundamento de processos interligados que transformaram, em grande medida, a dinâmica social e econômica em escala mundial. Além da aceleração dos processos inovativos e da formação de blocos regionais, evidenciou-se o incremento de distintas formas de internacionalização da produção: comércio, investimento direto estrangeiro e relações contratuais.O comércio constitui variável imprescindível para a dinâmica econômica e para uma maior integração internacional. Apenas em 2011, o comércio exterior brasileiro registrou recorde de US$ 482,3 bilhões. As exportações e importações encerraram o período com resultados igualmente recordes. A Argentina figura em terceiro lugar no fluxo de exportações e importações brasileiras. Além disso, juntos, Brasil e Argentina cumprem papel fundamental em sua região, potencializado via Mercosul. O cenário tem evoluído para um fortalecimento mútuo na medida em que são criadas formas mais soberanas de inserção internacional, onde a soma das partes tende a ser maior que seus componentes em separado.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.