O CONCEITO DE HEGEMONIA NA LUTA CONTRA O RACISMO NO BRASIL: A FUNÇÃO DOS NEABs

Autores

  • Otair Fernandes Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2014.19669

Palavras-chave:

Intelectualidade Negra, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Ensino Superior, Racismo, Hegemonia

Resumo

O presente artigo busca traçar algumas considerações sobre a função da intelectualidade negra dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs) na luta contra o racismo no processo de transformação da educação brasileira no contexto democrático atual, em particular no ensino superior, no período pós-Lei 10.639/2003, sob a luz das categorias políticas do pensador e militante comunista italiano Antonio Gramsci, em particular o conceito de hegemonia. Apesar de preliminar, trata-se de um estudo desenvolvido no âmbito do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Leafro/UFRRJ) e visa demonstrar a importância do uso dos principais conceitos gramscianos para uma compreensão política mais profunda da luta contra o racismo no Brasil.

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Biografia do Autor

Otair Fernandes, Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Ciências Sociais pela UERJ e Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM/DES). Coordenador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (LEAFRO/UFRRJ). Líder do Grupo de Pesquisa Patrimônio Imaterial e Cultura Afro-Brasileira (GPICAfro).

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Como Citar

FERNANDES, Otair. O CONCEITO DE HEGEMONIA NA LUTA CONTRA O RACISMO NO BRASIL: A FUNÇÃO DOS NEABs. (SYN)THESIS, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 191–204, 2016. DOI: 10.12957/synthesis.2014.19669. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/19669. Acesso em: 11 nov. 2024.

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