O CONCEITO DE HEGEMONIA NA LUTA CONTRA O RACISMO NO BRASIL: A FUNÇÃO DOS NEABs
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2014.19669Palavras-chave:
Intelectualidade Negra, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Ensino Superior, Racismo, HegemoniaResumo
O presente artigo busca traçar algumas considerações sobre a função da intelectualidade negra dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs) na luta contra o racismo no processo de transformação da educação brasileira no contexto democrático atual, em particular no ensino superior, no período pós-Lei 10.639/2003, sob a luz das categorias políticas do pensador e militante comunista italiano Antonio Gramsci, em particular o conceito de hegemonia. Apesar de preliminar, trata-se de um estudo desenvolvido no âmbito do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Leafro/UFRRJ) e visa demonstrar a importância do uso dos principais conceitos gramscianos para uma compreensão política mais profunda da luta contra o racismo no Brasil.Downloads
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