AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADE E AÇÃO AFIRMATIVA ENTRE PARENTES
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2014.19664Palavras-chave:
Identidade, Família Afro-Brasileira, Ação Afirmativa, MemóriaResumo
O presente texto reflete sobre a construção de identidade étnica e cultural ao longo da preparação e realização de encontros anuais organizados pelos membros da Família Bernardo-Glória-Faustino, na cidade de Rio Claro, distante cerca 160 km da capital do Rio de Janeiro, que tem como fio condutor o arco de memórias transmitido no interior do grupo desde a sua primeira geração, surgida de uma confluência de ex-escravos migrantes de São Paulo para o Rio de Janeiro em fins do século XIX. O principal argumento da análise é de que ao mobilizar parentes de várias regiões diferentes para encontros com a finalidade de celebrar o presente, rememorando o passado, cria-se um ambiente favorável à produção de referências positivas da sua história familiar, ao fortalecimento dos laços de parentesco e à produção de uma rede de solidariedade, ambiente este que projeta o empoderamento do grupo e se traduz em práticas de ações afirmativas, em paralelo às políticas públicas empreendidas pelas instituições oficiais.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.