ADIVINHE QUEM VEM PARA JANTAR? O IMIGRANTE NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2014.19585Palavras-chave:
Imigração, Racismo, Caribe, Integração, História dos negrosResumo
O Brasil é um país conhecido por suas políticas de tolerância racial e é notávelque os brasileiros nunca tenham experimentado as leis de segregação, exclusão, ou qualquer tipo de regulação que discrimine pessoas com base em sua origem racial. Os turistas estrangeiros e imigrantes muitas vezes comentam o quão acolhedora é a sociedade brasileira para com os forasteiros. A realidade, porém, é bem diferente do mito, numa sociedade em que pessoas negras sofrem discriminação racial, que lhes restringe a sua mobilidade social e econômica, herança da abolição tardia. No início do século XX, o Brasil recebeu milhares de trabalhadores, imigrantes europeus, altamente valorizados nasociedade brasileira, em contraste com o baixo status concedido a negros e mulatos. No mesmo período, os estados do norte receberam imigrantes negros caribenhos trazidos ao país por empresas britânicas entre 1900 e 1920. A análise dos desafios enfrentados por este pequeno grupo de imigrantes para a Amazônia, na sua busca de adaptação e assimilação, é assunto novo na historiografia brasileira. Hoje, um século mais tarde, o fenômeno se repetequando um novo grupo de imigrantes negros, os haitianos, que chegam à Amazônia após o terremoto de 2010, enfrentam os mesmos desafios. Este estudo tem como objetivo comparar as repercussões dessas correntes de imigração na sociedade brasileira.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.