POLÍTICA NACIONAL DE JUVENTUDE: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA PROJOVEM TRABALHADOR NO ESTADO DO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2014.17351Keywords:
Juventude, Trabalho, Políticas PúblicasAbstract
http://dx.doi.org/10.12957/synthesis.2014.17351
O universo juvenil é amplo, diversificado e conduz a vários caminhos. Pensar a juventude é pensar um caminho de possibilidades, vivências e condições que são próprias deste segmento. Contudo, um dos principais anseios da juventude na contemporaneidade envolve qualificação profissional e inserção no mundo do trabalho. Nesse sentido, este artigo busca refletir sobre a relação entre juventude e mundo do trabalho, a partir do Programa ProJovem Trabalhador no Estado do Amazonas. Para tanto, realizou-se a caracterização do ProJovem Trabalhador em âmbito nacional, com o intuito de compreender seu desenvolvimento em nível regional. O traçado metodológico envolve revisão bibliográfica e levantamento documental. Verificou-se que é essencial edificar um conhecimento acerca das ações do ProJovem Trabalhador, pois, com isso, será possível contribuir com análises críticas para a melhoria e/ou aperfeiçoamento do programa, bem como das políticas de trabalho e emprego direcionadas à juventude brasileira.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.