ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI E VIOLÊNCIA POLICIAL: A INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2014.17011Palavras-chave:
Violência, Serviço Social, Adolescentes, Socioeducação, Prática profissionalResumo
http://dx.doi.org/10.12957/synthesis.2014.17011
Este artigo propõe-se a investigar a trajetória da política de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei e a apresentar as respostas profissionais do Serviço Social no Núcleo de Apoio ao Trabalho de Apuração dos Processos de Conhecimento – NAPC – ante a problemática da violência policial relatada por adolescentes atendidos pelo Núcleo. Reflete a violência como expressão da questão social, inserida na processualidade histórica que marca a sociedade capitalista. Também analisa as respostas profissionais do Serviço Social como dotadas de potencial para impor barreiras ao circuito da violência, ainda que circunscritas aos limites institucionais e às condições de trabalho advindas da relação de assalariamento a que está submetido o exercício profissional. Nesse processo, valendo-se da perspectiva teórica do materialismo histórico e utilizando como técnicas de pesquisa a análise bibliográfica e documental, o estudo se aproximou das conclusões conforme as quais a violência tem sido um componente ideológico na história da formação social brasileira e na trajetória da política de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei. Em sua expressão de violência policial, tem simbolizado um esforço de controle (social e ideológico) das classes subalternas, constituindo-se em grave violação de direitos.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.