ENCARNAÇÃO E CULPA: A CRÍTICA DE NIETZSCHE ACERCA DA IDEIA DA ENCARNAÇÃO DIVINA SEGUNDO SANTO ANSELMO
Palavras-chave:
Encarnação, Genealogia, CulpaResumo
O presente artigo tem como objetivo básico caracterizar a crítica nietzschiana à compreensão de Santo Anselmo acerca da encarnação divina. Para tanto servir-nos-emos da obra anselmiana Por que Deus se fez homem? e da obra Genealogia da moral, de Nietzsche. À ideia anselmiana de que Deus se encarnou porque Ele em sua infinitude seria o único ser capaz de ressarcir uma dívida infinita contraída pelo ser humano por meio do pecado, Nietzsche contrapõe, por meio do procedimento genealógico, uma interpretação de que tal teológica nasce de uma vontade de poder degenerada, que necessita da culpa para viabilizar algum sentido para si mesma.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.