Responsabilidade social das empresas (ser)

Responsabilidade social das empresas (ser)

Autores

  • Alexandre L. Dias Pereira

Palavras-chave:

Direito empresarial, Deveres dos administradores, Interesse social, Governação corporativa, Direito das sociedades

Resumo

A responsabilidade social das empresas é um princípio ético jurídico do direito comercial, em especial do direito das sociedades. Dirige-se sobretudo às grandes empresas, designadamente multinacionais. Significa que as empresas devem respeitar os direitos humanos e as leis aplicáveis, nomeadamente, nos domínios do trabalho, da segurança social, do consumo, da concorrência, do ambiente, da fiscalidade, da corrupção. Enquanto entidade distinta dos sócios ou acionistas, a empresa tem um interesse próprio, em termos de sustentabilidade a médio e longo prazo, cabendo aos administradores o poder-dever de zelar por esse interesse, ao invés de atuarem apenas no sentido da maximização dos lucros dos sócios. A responsabilidade social das empresas joga um papel de relevo na sustentabilidade da empresa. 

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Como Citar

Pereira, A. L. D. (2023). Responsabilidade social das empresas (ser). Revista Semestral De Direito Empresarial, 13(25), 1–26. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/rsde/article/view/76047

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