A aplicabilidade da disciplina do trespasse à alienação de unidade produtiva isolada (UPI)

Autori

  • Marcelo Moura
  • Miguel Arraes

DOI:

https://doi.org/10.12957/rsde.2025.95148

Abstract

Este artigo trata do regime legal aplicável à alienação de estabelecimento comercial no âmbito de processo de recuperação judicial de sociedade empresária, adotado o formato de unidade produtiva isolada. A transferência do estabelecimento é disciplinada em diversos diplomas normativos, como o Código Tributário Nacional, a Consolidação das Leis do Trabalho e, especialmente, o Código Civil. Busca-se identificar de que maneira esse tratamento geral pode ser compatibilizado por aquele específico da Lei de Recuperação de Empresas e Falências, em observância aos princípios constitucionais relevantes.

Biografie autore

Marcelo Moura

Mestre em Direito (LL.M.) pela University of Cambridge. Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ex-professor de Direito Societário da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Sócio da área empresarial do Pinheiro Neto Advogados. 

Miguel Arraes

Mestrando em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Advogado associado na área empresarial do Pinheiro Neto Advogados.

Pubblicato

2026-01-05

Come citare

Moura, M., & Arraes, M. (2026). A aplicabilidade da disciplina do trespasse à alienação de unidade produtiva isolada (UPI). Revista Semestral De Direito Empresarial, 1(36), 39–69. https://doi.org/10.12957/rsde.2025.95148

Fascicolo

Sezione

Artigos