Carnaval carioca e a propriedade industrial

interseções entre economia criativa, direito marcário e transferência de tecnologia

Autori

  • Isabelle Ilicciev Lage
  • Felipe Ferreira Simões dos Santos

Parole chiave:

Carnaval, Economia Criativa, Escolas de Samba, Propriedade Industrial, Marcas

Abstract

O artigo tem como tema a exploração da propriedade industrial pelas escolas de samba, atuantes em uma das mais importantes festas da cultura criativa da sociedade brasileira: o carnaval carioca. Justifica-se a pesquisa pela relevância que as festividades culturais, tal como o carnaval carioca, podem ter para a economia nacional, especialmente se alinhavada a uma correta proteção dos ativos intangíveis. O trabalho tem como objetivo investigar como as principais escolas de samba do Rio de Janeiro têm atuado para proteger suas marcas identificadoras de produtos e serviços. A metodologia adotada foi qualiquantitativa, com pesquisa bibliográfica e levantamento dos registros de marcas realizados pelas principais agremiações de escolas de samba do Rio de Janeiro. O resultado do estudo aponta uma necessidade de melhoria na gestão dos ativos de propriedade industrial, a fim de maximizar o retorno econômico das agremiações e reduzir sua dependência das subvenções do Poder Público.

Biografie autore

Isabelle Ilicciev Lage

Especialista em Propriedade Intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante da Comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e Entretenimento da OAB/RJ. Advogada.

Felipe Ferreira Simões dos Santos

Doutorando e Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e Mestre em Direito da Empresa e Atividades Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Negócios Financeiros pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Direito pelo Instituto Metodista Bennett (Unibennett) e em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pesquisador sênior do Grupo de Estudo de Direito Autoral e Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Advogado.

Pubblicato

2026-01-05

Come citare

Ilicciev Lage , I., & Ferreira Simões dos Santos , F. (2026). Carnaval carioca e a propriedade industrial: interseções entre economia criativa, direito marcário e transferência de tecnologia. Revista Semestral De Direito Empresarial, 1(36), 259–299. Recuperato da https://www.e-publicacoes.uerj.br/rsde/article/view/91494

Fascicolo

Sezione

Artigos