Abertura de empresas estrangeiras no Brasil através da incorporação

Autori

  • Mariana Saraiva Macambyra
  • Luis Armando Saboya Amora

DOI:

https://doi.org/10.12957/rsde.2025.91490

Parole chiave:

Incorporação, Investimento estrangeiro, Reorganização societária, Abertura de empresas

Abstract

A legislação brasileira possui alguns tipos societários bem específicos, dentre eles os mais comuns são Sociedade Limitada e Sociedade Anônima, e também possibilita que tais sociedades se reorganizem com a finalidade de expansão de seus negócios. Uma operação de reorganização societária que vem ganhando destaque é a incorporação. A incorporação tem sido uma escolha bastante utilizada por empresas estrangeiras como forma de ingresso no mercado brasileiro e também possibilita que empresas brasileiras se posicionem internacionalmente. Para abertura de empresas no Brasil através da incorporação, as empresas estrangeiras precisam cumprir com algumas formalidades e, por serem complexas, podem afastar investidores. Contudo, o número de empresas estrangeiras com interesse em investir no Brasil por meio da incorporação de empresas brasileiras ainda é bastante expressivo.

Biografie autore

Mariana Saraiva Macambyra

Mestranda em Direto e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Possui especialização em Direito Societário e Negócios Empresariais e em Direito e dos Contratos pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Graduação em Direito (2018) e em Comércio Exterior (2016) pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Analista jurídica da Can-Pack Brasil Indústria de Embalagens Ltda.  Advogada.

Luis Armando Saboya Amora

Doutorando em Direito Comercial pela USP. Professor da pós-graduação da Universidade de Fortaleza. Advogado com atuação na área de recuperação de empresas e falências. Coordenador da área de recuperação judicial do Tardioli Lima Advogados.

Pubblicato

2026-01-05

Come citare

Saraiva Macambyra, M., & Saboya Amora, L. A. (2026). Abertura de empresas estrangeiras no Brasil através da incorporação. Revista Semestral De Direito Empresarial, 1(36), 201–219. https://doi.org/10.12957/rsde.2025.91490

Fascicolo

Sezione

Artigos